O ideal é passear pelos magníficos campos de lavanda no planalto do Vancluse, no departamento de la Drôme, do Gard e ao norte de Nîmes. E NIMES FOI O LUGAR ONDE a nossa excursão passou MAIS TEMPO … mas haviam muuuuuitos opcionais para fazer…….
Iluminando Ondas
jcnavegador57@gmail.com
Cultivo de Lavanda, região de Provence / França
Mapa da localização das melhores plantações de lavanda do mundo.



Campos de Lavanda na Provence. Uma viagem de aroma e magia…


.


Para qualquer direção se vê o lilás das plantações de lavanda
Flor da lavanda


E um aroma inesquecível! O CANTO das cigarras é inesquecível…


Abadia de Senanque – Monges benedetinos. Esta Abadia possui visitação
Além da Lavanda, estes monges possuem um jardim de ervas aromáticas.


Aix-en-Provence é um nome que vem do latim e significa “águas na Provença”, mas na época romana a cidade chamava-se Aquae Sextius, e isso graças às termas que existem até hoje, e que alimentavam as numerosas fontes, 101 no total, que estão espalhadas por toda a cidade! As fontes tinham a função de fornecer água à população, mas depois da chegada de água diretamente às casas as fontes deixaram aos poucos de ser alimentadas pelas águas termais, à exceção de uma, no Cours Mirabeau, e assumiram uma função decorativa, sendo alimentadas pelo Canal da Provença, onde foram represadas as águas do rio Durance, um dos rios que irriga a região (o principal rio da região é o Ródano).




– A famosa ponte Saint-Bénezet ( Ponte d`Avignon)
– Sítios inscritos no património mundial da Unesco : as muralhas, o palácio, a ponte
– A cidade antiga com suas librés cardinalícias, sua torre de sinos…
– As colecções dos museus : o Petit Palais, o museu Calvet, o museu Angladon, a colecção Lambert, o palácio do Roure, a casa Jean-Vilar…
– A praça do Relógio e suas esplanadas protegidas
– O Rhône e o passeio pela ilha da Barthelasse
– A gastronomia provençal e os vinhos das côtes du Rhône
O Palácio dos Papas em Avingon é uma das maiores e mais importantes construções góticas da Idade Média na Europa. Ao mesmo tempo fortaleza e palácio, a residência pontifícia foi, durante o século XIV, a sede da cristandade do Ocidente. Avignon tornou-se residência dos Papas em 1309, quando o Papa Clemente V, não querendo voltar a Roma, depois do caos da sua eleição, mudou a Corte Papal para Avignon . No palácio de Avingnon realizaram-se seis conclaves, dos quais resultaram as eleições dos papas Bento XII, em1335; Clemente VI,em1342; Inocêncio VI, em 1352; UrbanoV, em 1362; Gregório XI, em 1370; e do anti-papa Bento XIII, em 2394.
O palácio, que resulta da fusão de dois edifícios – o palácio velho de Bento XII, verdadeira fortaleza assente sobre o inexpugnável rochedo dos Doms, e o palácio novo de Clemente VI, o mais faustoso dos pontífices de Avinhão – é, não somente, um dos maiores edifícios góticos, mas também aquele em que se exprimiu o estilo gótico internacional em toda a sua plenitude. Além disso, a biblioteca pontifícia de Avinhão – a maior da Europa , na época, com os seus dois mil volumes
O palácio também foi o lugar que, pela sua amplitude, permitiu “uma transformação geral do modo de vida e organização da Igreja”. Facilitou a centralização de serviços e a adaptação do seu funcionamento às necessidades pontifícias, permitindo criar uma verdadeira administração.
No entanto, aquilo que, pela sua estrutura e funcionamento, havia permitido à Igreja adaptar-se “para que ela pudesse continuar a cumprir eficazmente a sua missão tornou-se obsoleto quando os pontífices de Avinhão julgaram necessário regressar a Roma. A estes fatos, juntou-se a convicção de Urbano V e Gregório XI de que a sede do papado não podia estar senão no lugar onde se encontra a sepultura de Pedro, o primeiro pontífice. Apesar das dificuldades materiais, da oposição da Corte de França e das fortes reticências do Colégio dos Cardeais, ambos se dotaram de meios para regressar a Roma; o primeiro deixou Avinhão no dia30 de abril de 1362 e o segundo no dia 13 de setembro de 1376 sendo desta vez a instalação definitiva.
A famosa ponte Saint-Bénezet ( PonteDÁvignon) Eu não sei se vocês já ouviram falar dela, mas aprendi nas aulas de francês na escola onde cursei o ginásio, hoje conhecido como fundamental, a música “Sous le Pont d”Avignon, on y danse, on y danse “Sur la pont d’Avignon On y danse, on y danse. Sur la pont d’Avignon On y danse tout en rond, (na ponte de Avignon, dançamos e dançamos…). Erguida no século 12, a ponte St Benezet é a mais antiga construída no rio Rhône, entre Lyon e o Mar Mediterrâneo. Parcialmente só restam 4 arcos. Depois resolvemos conhecer a cidade, o centro, a parte cultural, a orla do rio Rhône, seu aconchegante e sortido comérci, em fim conhecer um pouco dessa encantadora cidade, que vai muito além do palácio dos Papas, onde o guia nos deixou e correu para fazer um passeio opcional fora de Avignon.
Nimes –Pra quem gosta de história e arquitetura romanas, Nîmes é um prato cheio : a cidade tem um anfiteatro romano Vale visitar a Maison Carrée, inspirada nos templos romanos e que fazia parte do fórum, e a Torre Magna, única torre de vigília que restou da muralha que cercava a cidade e não deixe de visitar a Ponte du Gard, aqueduto romano do século I que fica próximo à cidade. A Cidade é bem bonitinha, pena que o hotel que ficamos, (nunca mais aquela agência me pega) era num lugar horrível que não dava sequer uma noção do que é Nimes. Vejam um pouco dessa cidade que tem tanta história para contar.
Arles- é mais uma das belas cidades a oeste da região de Provence. Apenas seu pequeno coliseu já é motivo para se visitar a cidade.
Parabens Cecilia,muito organizada,didatica e lindas fotos,saudades,bjao
Oi Vera que saudades das nossas rizadas!!! que bom que você visitou o meu post e ainda de quebra gostou.Veja também a Riviera Italiana, onde no final do post presto uma singela homenagem para vocês. Obrigada pela visita
Beijos
Cecília
Dona Cecilia por favor nos informe o nome dessa agência. Eu e meu marido estamos reservando uma viagem para lá e temos medo que seja a mesma agência. Obrigada
Marta
Marta, não seria ético de minha parte. Vá e faça a sua viagem e curta bastante.Os lugares são deslumbrantes. Boa viagem
cecília
Excelente esplanação sobre algumas cidades da Provence com fotos que retratam uma beleza característica daquela região além do peculiar aroma e dos vinhos dos deuses. Parabéns . Seria de grande utilidade se saber o nome da agência pq afinal tem custo, programação , roteiro, roupas adequadas p/ a estação , despesas com alimentação e o mais caro é a expectativa e os sonhos que construímos os quais depositamos a uma empresa que julgamos ser responsável e digna da nossaconfiança. Pense nisso e ajude a outros a realizarem seus sonhos. Ética se tem com quem é ético. Abraço .
Prezado Nuta Fernandes
É uma região que enche os olhos e o coração de quem visita.
Obrigada pelo seus comentários.
Estou preparando um post sobre o sul da Espanha que já deveria ter disponibilizado para os leitores, mas infelizmente tive problemas com as fotos. Mas estou tentando solucioná-lo.
Um abraço
Ceilia
Um abraço.
É ridículo reclamar o tempo todo de uma agência picareta e não dizer o nome para ajudar outros a não cair no mesmo golpe. Como assim “não seria ético”? Isso é coisa de otário, isso sim, que apanha e fica calado com medo. Ridícuilo!!!
José , mil desculpas, você tem razão. Vou enviar um e-mail para você. Espero que entenda. Obrigada pela reclamação super pertinente.
Um abraço
Cecília
Sou agente de viagem e estranhei seus comentários, visto que normalmente um circuito em qualquer cidade, é um produto que as agências vendem ,mas que são montados por operadoras de turismo bastante experientes .Existem muitas. O circuito é detalhado com todas as informações do dia-a-dia da viagem,justamente para o cliente saber exatamente como será. Existem excelentes operadoras e cada uma com sua política de preços, de acordo com a categoria dos hotéis, a qualificação dos guias e o tempo de duração da viagem. Talvez a sua agência ,não tenha sabido orientá-la na escolha ,pois com certeza uma viagem à EUROPA,mais precisamente como a sua,numa região tão espetacular,merece um cuidado em todos os detalhes.Estamos às ordens,se precisar de nossa agência.
Prezada Tania
Obrigada pela sugestão. Estou tomando cuidado na escolha das agências. Cabe lembrar que depois desse episódio já fiz várias viagens em outras agências e foram super bem sucedidas e gratificantes. Vou continuar fazendo muitas outras porque adoro viajar.
Um abraço
Cecília
Cecilia, achei excelente suas informações. Pretendo fazer uma viagem a Provence só para ver os campos de lavanda e estou procurando uma agencia pois nao tenho tempo para programar tudo sozinha. Você poderia me enviar um email me informando se conhece uma agencia digna para que eu possa fazer essa viagem? Agradeço desde já a ajuda que puder me dar.
Vou ver uma agência confiável e vou te passar.
Um a abraço
Cecília
Eu indico a Agencia de viagem Queensberry. É a mais séria que conheci. Entre no site e veja as obertas de viagem. Para grupos, para família, e o grupo de brasileiros no mundo GBM que sai com o guia daqui e está presente em toda a viagem, inclusive acompanhando os guias locais. http://www.queensberry.com.br/