
Praga (em checo: Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como “cidade das cem cúpulas”, Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rioVltava, pouco antes de sua confluência com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava.
Praga tem uma área de 496 km² e uma população de 1 237 893 habitantes, perfazendo uma densidade demográfica de 2357,07 hab./km². Pelas estatísticas de emprego deduz-se que cerca de 300 000 pessoas ali trabalham sem no entanto serem residentes.
Após a queda do regime comunista, tornou-se um importante centro turístico, que contribui significativamente para a economia do país.
A capital checa possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitetônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao fato de ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, Igrejas, ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o Castelo de Praga na colina Hradcany, fundado no século XVII, que atualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente era habitado pelos reis da Boêmia. Ao lado do castelo, ergue-se a grande Catedral gótica de S. Vito (século XIV) e o Belvedere em estilo renascentista.
Numerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais.
Na Staré Město (a Cidade Velha), há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a igreja Týnský, em estilo gótico, construída no século XIV, na qual se acha o túmulo do astrônomo Tycho Brahe; o bairro Josefstadt, com o gueto e o cemitério judaicos, do século XII, e a sinagoga. Encontra-se ali o relógio Astronômico Orloj e a parede Lennon.
Na Cidade Nova figuram a estátua de São Venceslau, de 1915, e o Museu Nacional. Outras edificações de destaque são o Prikopy, local da antiga fortaleza; o Teatro dos Estados, estreou a ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart; o Teatro Nacional, de 1883; igrejas e palácios barrocos e a estátua do líder hussita Jan Ziska.


Entre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a famosa Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga.

Ponte Carlos
.

Do lado da Cidade Velha, a torre gótica contemporânea da Ponte de Carlos está decorada por esculturas magníficas, podemos admirar as estátuas do Imperador Carlos IV e do seu filho Venceslao IV, as de São Vito, Santo Adalberto, São Segismundo. Do outro lado, a ponte termina com duas torres de alturas diferentes: a Torre de Judit (a mais antiga) remonta a época romântica (século 12) e a mais alta que data o século 15, oferece uma vista panorâmica de Praga.
A
galeria de esculturas da ponte é excepcional. Antigamente, um calvário de madeira adornava a ponte junto a figura legendária do cavaleiro Bruncvík. Mas é durante a transição do século XVII ao século XVIII que a ponte recebeu esculturas religiosas, seguindo o modelo da Ponte de Santo Ângelo de Roma, formando uma extraordinária via triufnfal que unia os dois lados da cidade, a terra e o céu. É o mais famoso marco de Praga e comunica com a Cidade Velha a (Malá Strana). A ponte, de 516m de comprimento e quase 10m de largura foi levantada sobre a base de 13 pilares. A escultura mais popular corresponde a São João Nepomuceno . Sobre a ponte, encontram-se 30 estátuas em ambos os lados, muitas das quais são cópias, porque as originais estão no Museu Nacional de Praga e foram construídas nos finais do século XVII. A primeira estátua foi adicionada em 1683 foi a de
San Juan Nepomuceno. Ele foi jogado ao rio em 1393 sob as ordens de Venceslau IV e no século XVIII foi santificado. No ponto da água onde San Juan Nepomuceno foi jogado ao rio está a sua estátua. Diz a lenda que quem pedir um desejo, colocando a mão esquerda em representação do seu martírio (na base da estátua), este será concedido. Trata-se da primeira estátua colocada na ponte em 1683. Com efeito, a ponte converteu-se num ponto-chave de reunião para a multidão de turistas que aqui se concentram.

Atravessando a ponte, encontramos, tendas e artistas : pintores, músicos, artesãos e, em geral, todo o tipo de vendedores. Indubitavelmente tudo isto faz com que o ambiente se torne mais pitoresco.


Na capital encontra-se toda uma série de monumentos religiosos nos mais diferentes estilos e correntes arquitectónicos. As Catedrais de São Guy, Venceslau e Adalberto são os mais conhecidos monumentos religiosos de Praga. No local de dois antigos lugares santos, por ocasião da elevação de Praga de bispado a arcebispado, o Imperador Carlos IV deixou erguer a catedral do reino. Nos princípios do século XV a construção da catedral foi interrompida, tendo sido terminada só quase seiscentos anos mais tarde . O lugar mais sagrado da Catedral é a Capela de São Venceslau, onde se encontram guardadas não só as jóias da coroa mas também o panteão real, no qual estão depositados os restos mortais de uma série de personalidades conhecidas da história nacional e Europeia.No bairro Malá Strana está uma das duas igrejas barrocas de São Nicolau, a igreja do Menino Jesus de Praga, a igreja do Loreto (do século XVIII) e numerosos palácios da aristocracia tcheca, do século XVII, em estilo barroco. O local de peregrinação com mais fama em Praga, e o mais conhecido da Boémia no estrangeiro, é a Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Esta Igreja construída em estilo barroco encontra-se na travessa das Carmelitas no Bairro Pequeno. A atenção dos peregrinos é especialmente atraída pela estatueta do Menino Jesus de Praga, conhecido em todo o mundo por Bambino de Praga, a qual se encontra desde 1628, num armário pequenino de prata, no altar lateral do lado direito. O seu ‘guarda-roupa’ é constituído por valiosos vestidos bordados e decorados em relevos coloridos. O mais valioso deles foi pessoalmente bordado pela Imperatriz Maria Teresa. A estatueta renascentista, originária de Espanha, foi oferecida pela senhora Plyxena de Lobkovic às carmelitas. Foi uma emoção muito grande ver a imagem que desde a infância sonhei conhecer.
Entre os conventos mais antigos de Praga encontram-se o Convento Beneditino em Brenov, o Convento de Premonstratenses em Strahov e o Convento dos Capuchinhos com o Loreto, conhecido pelo seu carrilhão barroco e pelo seu repositório, onde se encontra o tesouro do Loreto. Outros monumentos religiosos importantes são: a Igreja de São Nicolau no Bairro Pequeno, construída no século XVIII por Dientzenhofer – pai e filho, em estilo barroco, o monumental complexo barroco Clementinum, antigo Colégio Jesuíta, cuja construção se prolongou por quase duzentos anos e a Capela de Belém, o símbolo do movimento hussita e protestante na Boémia, onde já em princípios do século XV Jan Huss pregou. O complexo da Cidade Judaica de Praga é constituído pelo Antigo Cemitério Judeu, Câmara Municipal, um salão de cerimónias e seis sinagogas. O aspecto com que hoje a cidade judaica, criada no século XIII, se nos apresenta, deve-se a obras de saneamento e reconstrução levadas a cabo nos finais do século XIX, princípios do século XX.
A cidade à beira do rio e sob nove colinas A superfície ondulada concede à Praga uma beleza singular e um panorama impressionante. As colinas praguenses oferecem infinidade de vistas magníficas. O leito do rio Vltava atravessando Praga mede 31 km de distância com a largura máxima de 330 m. O Vltava dá origem a um outro aspecto específico da cidade – ilhas e meandros com cantos românticos.
É um tipo de lugar que deixa a vontade de quero mais e vou voltar.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Deixe um comentário