Varanasi, cidade sagrada para a religião Hindu. Localizada às margens do Ganges, tem mais de 3 milhões de habitantes e é uma das cidades mais antigas do mundo, considerada a cidade mais sagrada pela religião hindu.
A data exata da fundação de Varanasi é desconhecida, já que as únicas fontes de informações partem das tradições hindus. Segunda os brâmanes, Varanasi foi fundada por Shiva, há mais de 5 mil anos atrás, fazendo-a uma das sete cidades sagradas do Hinduísmo. Contudo, estudiosos consideram a hipótese de que a cidade surgiu há cerca de 3000 anos.
Varanasi foi um grande centro comercial e industrial, tendo se destacado na produção e distribuição de marfim, seda e perfumes. A cidade atingiu o posto mais respeitado entre as cidades da Índia, durante os tempos de Siddhartha Gautama, quando foi a capital do Reino de Kashi.
Varanasi tornou-se um reino independente durante o século XVIII e, sobre a tutela do Império Britânico, tornou-se também o centro econômico e religioso da região. Em 1910, os britânicos definiram Varanasi como um estado da Índi Britânica, sendo Ramanagar a nova capital.Localizada as margens do rio Ganges, a grande atração sao os “Ghats” – construções a beira do rio.
Cerimônia do fogo acontece em todo entardecer em uma homenagem a mãe Ganga. Com perfeita sincronia e coreografia, seis sacerdotes hindus conduzem, por uma hora, um espetáculo de movimentos, cores e fé acompanhados com enlevo por centenas de peregrinos. Os cuidadosos movimentos que encantam nossos olhos são acompanhados por uma ensurdecedora música acompanhada por conchas e címbalos .
Nas margens do Ganges, existem os ghats que são as escadarias espalhadas pela margem do rio na cidade de Varanasi, Lá estão centenas de barqueiros que fazem o passeio pelo rio. E neste momento para gente tudo mudou, no começo entramos no barco meio preocupados com a agua suja….O barqueiro nos conduziu para dentro do rio onde você tem a chance de ver toda aquela peregrinação, devoção de frente e de forma privilegiada – nesta hora que você se integra ao rio .
te
Mas o mais impressionante de tudo que vi foram os Ghats destinados a cremação. Não tenho palavras para expressar o que senti. Só de uma coisa tenho certeza: jamais conseguirei apagar as imagenque vi enquanto eu viver.
Ganges é, portanto, um rio especialmente purificador, e “Jai Ganga Maiki”, “glória à nossa mãe Ganges”, é uma prece corrente. Morrer aqui ou, pelo menos, ser aqui cremado e as cinzas atiradas à água, é garantia de purificação definitiva. Mesmo o crematório eléctrico que foi instalado numa das ghats não é tão popular como as piras de madeira que ardem quase continuamente, ateadas por um membro próximo da família. Sacerdotes oficiam os ritos e as ofertas que auspiciam a libertação, purificando mortos e vivos. Cinzas, flores e cabelos são ofertas comuns à Mãe-Ganges, consorte de Xiva. Todos têm a noção de que em poucos lugares do mundo conseguiremos estar tão perto dos deuses.
Não é novidade que a Índia é imensa, e muitas vezes torna-se impossível transportar um corpo em 24 horas ate Varanasi. MUITAS famílias, vendo que um ente querido se aproxima de seus dias finais, trazem-no para Varanasi, para que eles possam morrer próximo de onde serão cremados. Existem 2 predios cheios de gente moribunda, aguardando sua hora.Imagens do Rio Ganges
Muito interessante!
Ester obrigada pela visita
Varadasi é de fato interessante e marcante.
Um abraço
Cecília
Outo mundo, né Ciça? Escadarias a céu aberto destinadas à cremação parecem uma cena tão diferente da nossa realidade brasileira, né?
E as fotos são bem bacanas! Quando aparecerão as de washigton?
Abs!
Oi Lucas, fiquei contente com a sua visita.
Realmente essa parte da Índia,principalmente Varanasi, é completamente diferente da nossa realidade. Confesso que fiquei muito abalada.Tive uma reação que nem sei descrever : um misto de tristeza, admiração, impotência, respeito, angústia…
As Fotos de Washington vão ficar para depois, pois preciso postar antes: Nova Delhi, Nepal e Butão.
Um beijo e obrigada pela visita
Ciça
Butão! Achei que Butão era que nem o Acre (dizem que existe, mas não conheço ninguém que foi pra lá…). Aliás, você já foi?
Abs!
Lucas você precisa ir, é super lindo e intrigante.Foi o ponto alto da minha viagem: India, Nepal e Butão. Nepal será objeto de meu próximo post que logo mais estará no ar. E a seguir postarei o Butão. Aguardo sua visita.
Um abraço
Ciça