Bangkok– Capital e coração da Tailândia desde 1782. Situa-se à margem esquerda do rio Chao Phraya nas proximidades do Golfo da Tailândia (ou golfo de Sião). Os canais (Klongs) e o Rio Chao Phya que cortam a cidade e por onde navegam barcos de transportes particulares e públicos, com pessoas e coisas, deixaram-na conhecida como “Veneza do Oriente. Mas quem imagina uma cidade apenas exótica e misteriosa se engana. Talvez a Bangkok tenha sido assim nos idos de 1862, como nos mostra o filme Anna e o Rei.
Hoje Bangkok é assim: um misto entre o novo e o antigo
Fundada em 1782 após ataques birmaneses contra a antiga capital, Ayutthaia, a cidade de Bangkok conta hoje com cerca de 11 milhões de habitantes. Apesar de ser uma cidade moderna e dinâmica, conserva muitos aspectos da cultura tradicional. Na parte nova da cidade, há edifícios de luxo e na parte mais antiga, cortada por canais, observa-se, além de antigos templos, casinhas de madeiras sobre palafitas.
A desigualdade social, como em todos os grande centros urbanos, também se faz presente em Bangkok. Assim, observa-se habitações precárias (cortiços e favelas) e de luxo ocupando praticamente o mesmo espaço urbano.
Templos Budistas- Bangkok (95% da população são Budistas) possui um dos mais belos templos budistas da Ásia, o WAT PHRA KÉO- Templo do Buda de Esmeralda -Construído no séculoXVIII, é formado por um conjunto de templos e pelo antigo Palácio Real: O Grande Palácio, antiga residência dos reis de Sião.
Templo do Buda de Ouro- cuja imagem pesa 5 toneladas de ouro maciço
Teplo do Buda Reclinado -( deitado) Wat Pho) é o mais antigo de todos, do século XVI
No mesmo complexo Wat Pho – Templo do Buda Deitado, existe um cemitério que é uma verdadeira obra arquitetônica. Vendo as fotos dispensa comentários.
Não me canso de falar que Bangkok é uma Metrópole fascinante em toda a sua essência e conteúdo. São duas cidades em uma. A cidade velha, com palácios e templos budistas extremamente exóticos, com uma arquitetura arrojada. A Segunda Bangkok , apresenta-se moderna pulsante, com todos os desafios de grandes centros urbanos, a começar pelo seu trânsito/trafego que chega a ser enlouquecedor pela poluição sonora e do ar, deixando desorientado qualquer planejador que ainda não tenha descoberto o nirvana.
Mercados Flutuantes- Dammnoen Saduak- Cerca de uma hora do centro de Bangkok encontra-se o mercado flutuante. A navegação é feita pelo canal de Klongs, em barcos típicos da Tailândia-coloridos e com a proa alta e longa. É de fato inesquecível conhecer a outra face de Bangkok.
Nos estreitos Klongs observa-se um ritmo de vida bem diferente: barcos vendendo verduras, mulheres vendendo macarrão e arroz de suas cozinhas flutuantes, pessoas nas sacadas das casas típicas, realmemnte um lugar exôtico, mais uma vez as fotos irão confirmar toda a minha euforia…
Com tudo o que vi, ou melhor o pouco que vivi, uma coisa aprendi: preciso adotar a filosofia budista Mai pen rai – que de uma forma simplista significa relaxa e goza a vida, é aprender encarar a adversidade.
AMIGA
estou, em parte, na sua geografia da vida, te agradeço pelas oportunidades de compartilharmos estas aventuras.
Dinaura
Minha amiga,eu quem agradeço a agradável companhia. Vamos compartilhar muita ainda.
Ciça
Ciça, as suas fotos estão ótimas e além de tudo, com um belo documentário. Você esta de parabéns. Ficou uma graça, dando uma voltinha com elefante. Acredito ser emocionante. Amei…bjs,
Marcia, que legal você classificar de documentário, assim vou ficar vaidosa, rs,rs, rs. Acredite mesmo, é maravilhoso andar de elefante.
Bj
Ciça
Que site maravilhoso, estou adorando tudo.
Maria Lucia, fico deveras contente com seu comentário. Vou postar a ultima viagem que acabei de fazer :India. Nepal e Buthão.
Aceito sugestões.
Um abraço
Cecilia
Adorei esse site, estou achando tudo maravilhoso.
Obrigada, seu comentário me deixa na obrigação de melhorar ainda mais. um abraço
Cecília