Navegando pelo Nilo
O Rio Nilo atravessa três países africanos: Uganda, Sudão e Egito. Desemboca, em formato de delta, no Mar Mediterrâneo. Delta do Nilo é uma região plana com um forma triangular, apresentando 160 km de comprimento e 250 km de largura. No Delta, o Nilo bifurca-se em dois canais que levam as suas águas para o Mediterrâneo: a oeste, o canal de Roseta, e, a leste, o de Damieta. Em seu vale estão localizadas as mais importantes cidades do Egito e do Sudão. Suas águas banham as cidades de Assiut, Lúxor, Assuã e Khartum. Cairo e Alexandria se encontram a montante do delta.

Do lago, onde se encontra a represa de Assuã, o rio corta o Egito até o delta do Nilo, próximo ao Cairo, onde se divide em dois braços, Damietta e Rosetta, intercalados por diversos canais naturais em uma zona de aluviões férteis e com numerosas lagunas.

Represa em Assuã
Para o povo, o rio garante água e energia e possibilita a agricultura. Para os turistas, é cenário de um dos mais fascinantes cruzeiros do mundo.

Nosso cruzeiro, no Sheraton Nile Cruises, começou em Assuã onde passeamos de barco a vela (Felluca) pilotadas por felluqueiros Núbios- egípicios negros que falam, entre si, o dialeto núbio o qual não tem escrita. Nesse passeio de Felluca, passamos pela Ilha Elefantina e o Cemitério dos antigos governantes de Assuã.
Na Felluca – ao fundo a Ilha Elefantina


Cemitério dos antigos governantes de Assuã
Templo de Isis, na Ilha Philae. Aqui começou toda a História do Egito.
Quase todo o país é desértico, menos as margens do Nilo e o seu fértil delta: 4% do mais de 1 milhão de quilômetros quadrados do território, onde se concentra quase todos os 70 milhões de habitantes a segunda maior população da África e a maior do mundo árabe.

Rio Nilo- Faixa verde e atrá o deserto. Na beira do Rio mulheres lavando roupa e crianças nadando
Continuando o cruzeiro agora de Assuã para Kom Ombo 3 horas de viagem .

Templo de Kom Ombo- nos arredores da província de Assuã
Aportados em Edfu visitamos o Templo de Horus. O deus Horus era casado com a deusa da música – ATHOR. Toda a história está contada nas paredes do Templo. Diferentemente dos gregos, os egípicios não faziam teatro, eles desenhavam suas histórias nas paredes dos templos.

Templo de Horus 30 a 180 anos a.C. - esse templo encontrava-se soterrado até 1850.
Prosseguindo viagem passamos pela antiga eclusa cuja barragem vai de margem a margem (2 km).

Antiga eclusa
Já nos aproximando da passagem para o navio. Por vezes fica congestionada, porque só passa um navio por vez.

Ponte se movendo para o navio passar
Em Luxor visitamos:
Vale dos reis -lugar misterioso em meio a montanhas de arreia, onde estão os mausoléus de 64 faraoós. Todas as tumbas estão em direção a O onde se põe o Sol.

Vale dos Reis
– Monumento- Deir al Medina – Imponente monumento construído na montanha para abrigar os restos da rainha Halshepsut.

Monumento Deir al Madina
– Templo de Karnak- é o maior do mundo possui 74 hectares. Tempo para sua construção: de 2000 a C a 80 a C.

Templo de Karnak- sala dos sacerdotes. Aqui encontram-se as maiores colunas do mundo. A mais alta mede 26 m e a mais baixa 16m. são 134 colunas em 16 filas. 10 homens pra abraçar uma coluna. Quem visita testa.
– Templo de Luxor 1250 anos a C. Este templo tem sido utilizado para grandes concertos: Aída, Plácido Domingos e outros.

Templo de Lúxor
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
obrigado! Mas eu queria saber sobre o vale do rio nilo
Daniel, espero que ajude
O vale do rio Nilo
O Rio Nilo corta o nordeste do continente africano, a sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo tem um comprimento de 6 627,15 km.
Ele é formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco Bahr-el-Abiad, o Nilo Azul Bahr-el-Azrak e o rio Atbara. O Nilo Azul nasce no Lago Tana na Etiópia, confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.
O Delta do Nilo com 160 km de comprimento e 250 km de largura bifurca-se em dois canais que levam as suas águas para o Mediterrâneo: a oeste, o canal de Roseta, e, a leste, o de Damieta.
A seção norte do rio flui quase inteiramente através do deserto, do Sudão e do Egito, Um país cuja civilização dependeu do rio desde os tempos antigos. A maioria da população e das cidades do Egito ficam ao longo do vale do Nilo.
O bacia de drenagem do Nilo abrange 3.254.555 quilômetros quadrados, cerca de 10% da área da África.
Um abraço
cecília
Leia mais: http://planetadobem.blogspot.com/2010/04/o-vale-do-rio-nilo.html#ixzz1061t91SJ
Muito bom: explicações concisas, boas fotos. Dá prá ter uma idéia das belezas do Egito.
Obrigada Ana Maria, por suas palavras tão incentivadoras.
Um abraço
Cecília
Olá Ciça,
MARAVILHOSO!
foi um passeio magistral navegar pelas aguas do Rio Nilo que fiz aqui no seu blog.
Adorei as maravilhas ainda bem que não é na época atual. Egito fora…rsss
Beijo grande amiga minha
Wall
Oi Wall, que bom que você navegou pelas águas do tranquilo Rio Nilo (espero que depois de toda essa confusão)ele continue lindo e calmo. Obrigada
Um bj
Ciça
obrigado !!! fiquei orgulhosa vou passar para meus colegas!!!!!!!!!! lorena
Lorena, que prazer me causou o seu comentário.
Um abraço
Cecília
Pode descer e ficar na ilha da Isis? Há onde dormir por perto? Obrigado
Paulo, os navios que fazem o cruzeiro, atracam em vários locais, já pré determinados, e nesses lugares podemos fazer a visita acompanhados de um guia. Mas retornamos, sempre, para dormir no navio.
Obrigada pela visita. Volte sempre.
Um abraço
Cecília