No Buthão conhecendo: Thimpur, Paro e Punaka
O Butão é uma nação muito montanhosa, de interior, situada na Ásia. Os picos do norte atingem mais de 7 000 m de altitude, e o ponto mais elevado é o Gangkhar Puensum, com 7 570 m, que nunca foi escalado. A parte sul do país tem menor altitude e contém vários vales férteis densamente florestados, que escoam para o rio Bramaputra, na Índia.
A maioria da população vive nas terras altas centrais. A maior cidade do país, a capital Thimphu (população de 50.000 habitantes), situa-se na parte ocidental destas terras altas. O clima varia de tropical no sul a um clima de invernos frescos e verões quentes nos vales centrais, com invernos severos e verões frescos nos Himalaias.


O País todo tem 700 mil habitantes e a capital, Thimpur, tem somente 50 mil. Tudo aqui e muito lindo. A natureza é muito pródiga.
consiste em um Rei que tem como competência fiscalizar para que não haja corrupção e nada falte para o povo. Tem presidente, primeiro ministro e um partido de oposição. Foi o Rei quem resolveu que deveria ter eleições, pasmem, o povo não queria, pois ele é muito querido. Ele até hoje distribui 100 dólares para cada habitante.THIMPUR
O País vive 90% da agricultura, os outros 10% do turismo, que eles tomam muito cuidado para que não interfira na vida e costumes do povo.
Mais sobre o Buthão:
Religião – Budismo Tântrico
Analfabetismo-Zero
Uns Pais com muita água – 34 rios super limpos.
Poluição-nem pensar. Não usam ar condicionado, não se vende cigarros e não se fuma, os carros são novos.
Exportam energia para Índia
Ate 20 anos atrás o País era muito pobre e atrasado. A partir de 1960 o Rei pai que era super jovem resolveu mudar a situação do País. Aos 50 anos abdicou em favor do filho que hoje é o mais novo monarca do mundo (31 anos). Atualmente verificam-se muitas benfeitorias. A arquitetura é magnífica. E as novas construções, que são muitas, seguem o mesmo design.
Estamos hospedados a 2200 metros de altitude, (com a altura estou mais lesa que de costume), imaginem as casas no alto das montanhas e o vale serpenteado por límpidos rios. Só paisagem por onde se anda e olha. Diria que é deveras o País da PAZ.
Aqui não é o PIB que conta e sim outro índice o FIB – felicidade interna bruta – aqui a satisfação do povo é mais importante que tudo. Existe um ministério da Felicidade em vez da economia.
Existem 23 critérios:
Saúde, governança, educação, uso do tempo etc… . Eles acreditam que uma pessoa iluminada é uma pessoa feliz. Eles têm como princípios: 1- preservação das tradições budistas (se concentrar na busca da felicidade através do Budismo) 2- Cuidar da natureza, 3-crescimento econômico e 4- bom governo.
Tenho muuuito mais para contar e fotos para mostrar.
“tudo é possível,
nada é impossível
e nada é seguro”
Ninho do tigre – Mosteiro Taktshang
O Butão tem sua economia essencialmente baseada na agricultura, extração florestal e na venda de energia hidroelétrica para a Índia. A agricultura, essencialmente de subsistência, e a criação animal, são os meios de vida para 90% da população. É uma das menores e menos desenvolvidas economias do mundo.
Em 2004, o Butão foi o primeiro país do mundo a banir o consumo e a venda de cigarros. A renda per capita é de cerca de 1.400 dólares.O Butão é uma monarquia constitucional. O chefe religioso do Reino, o Je Khenpo, goza de uma importância quase idêntica à do rei.
Depois de um histórico discurso do rei Jigme Singye Wangchuck, no dia nacional, em Dezembro de 2006, abdicando a favor do seu filho e anunciando a realização de eleições democráticas, os butaneses foram às urnas a 24 de Março de 2008, terminando assim mais de um século de monarquia absoluta.
AGUARDEM AS FOTOS QUE BREVEMENTE VOU POSTAR sobre cada cidade visitada.
Que lugar lindo. Como você tem um olhar profundo do que você visita. Que blog espetacular. Que lugares maravilhosos… Adorei também os posts da Tailandia e Cingapura. Parabens
Deia
Olá Deia, que palavras lindas. Estou super feliz. Quando viajo procuro ver as coisas com o coração.
Um abraço
Cecília
Obrigada pelas palavras lindas. Espero que você continue visitando o blog e deixe sugestões.
Um abraço
Cecília
O Butão e o pais que mede o FIB e nao o PIB Adorei sera minha proxima viagem.
Ele mede o indice da felicidade da população